Image Map

I have a problem

28/07/2013

Abaixo segue uma ilustração de Grant Snider que retrata um certo problema com livros. Ao que parece, não sou o único ser humano a sofrer disso, se bem que não considero exactamente um problema o ter-livros-que-não-vou-ler-brevemente, a não ser, claro, que a estante desabe em cima de mim.

Ilustração encontrada no Incidental Comics.
Já me alonguei sobre este assunto num outro post e, comparando a situação de agora com a descrita há algum tempo, posso afirmar categoricamente que estou na mesma: compro livros, leio livros, tomo a resolução de não comprar mais livros, mas consigo convercer-me de que preciso de comprar mais livros, compro livros e o ciclo recomeça.

A verdade é que continuo com uma lista de espera que, não sendo exactamente grande, não deixa de ser considerável. Todavia, não estou em tão maus-lençóis como estava há alguns anos, quando tinha 70 e poucos livros para ler e, mesmo assim, comprava mais com a esperança de lê-los todos (o que ainda hoje não acontece, mas já compro menos livros).

Enquanto navegava pelo booking through thursday, encontrei umas perguntas sobre este assunto, às quais decidi responder, quanto mais não seja para comparar os meus hábitos antigos com os de agora.

1. Quantos livros tens por ler, agora?
Eu mantenho um ficheiro no pc com a lista de todos os meus livros, lidos e não lidos (e como me orgulho daquela tabela!) e, segundo os registos, são 35 os livros que me faltam ler. Não é um grande número, em comparação com os 200 e muitos que por aqui estão.

2. Dos livros não lidos, quais os que estão há mais tempo à espera?
Tenho uns que estão à espera faz cinco anos. Depois, obviamente, há os que estão à espera quatro anos, três anos, dois anos, um ano, meses...

3. Os livros não lidos perseguem-te, fazem-te sentir culpado porque ainda não os leste?
Se dissesse que não me sinto culpada, estaria a mentir. Mas não me sinto perseguida, apenas sinto, de vez em quando, um peso na consciência.

De qualquer maneira, os meus hábitos de comprar livros mudaram ao longo dos últimos anos. Tenho tentado, e até conseguido, comprar menos livros, talvez porque fiquei consciente de que, se continuasse a comprar compulsivamente (digamos assim), nunca leria todos os livros que me faltava ler.

E, se eu sou feliz ao comprar livros, não vejo por que razão parar de fazê-lo. Além do mais, eles acabam (na maior parte das vezes) por serem lidos, mesmo que esperem anos, daí que eu não veja onde reside o problema desta situação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...